APOSENTADORIA ESPECIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Conheça as regras e saiba se tem direito!

Imagem1 - site defic.jpg

A PESSOA COM DEFICIÊNCIA é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

 

Por este motivo, todas pessoas com deficiência possuem o direito à uma aposentadoria especial e mais vantajosa.

 

Existem 2 modalidades de APOSENTADORIA ESPECIAL: (1) aposentadoria por idade e (2) aposentadoria por tempo de contribuição.

 

Confira a tabela abaixo com os requisitos para ambas as aposentadorias:

Imagem 2 - site defic.jpg

Para ambas as modalidades, o segurado deverá comprovar a deficiência através das perícias médica e social do INSS.

 

⇨ Portanto, o primeiro passo para a pessoa com deficiência que quer solicitar a APOSENTADORIA ESPECIAL é passar pelas perícias no INSS, onde o segurado será avaliado e, se constatado a deficiência, será classificado em grau leve, moderado ou grave.

 

Se você tem dúvidas, consulte um ADVOGADO PREVIDENCIÁRIO. Este é o profissional indicado para auxiliar em todas as etapas e documentação para dar entrada no processo de aposentadoria especial.

 

Infelizmente é muito comum o INSS negar a aposentadoria. Caso você tenha tido seu pedido negado e sentiu-se prejudicado, consulte um ADVOGADO ESPECIALISTA que poderá RECORRER DESTA DECISÃO NA JUSTIÇA.

Veja todos os serviços:

Tributário

Trabalhista

Previdenciário