COMO RESOLVER EMPRÉSTIMO CONSIGNADO INDEVIDO?

Leia e saiba o que fazer!

WhatsApp Image 2022-06-21 at 10.58.55.jpeg

OS EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS INDEVIDOS são situações em que o aposentado ou pensionista percebe um valor menor em seu benefício recebido pelo INSS e, ao verificar o demonstrativo de recebimento, nota que consta um débito referente a uma prestação de empréstimo NÃO SOLICITADA POR ELE.

 

Na ocorrência de situações como esta, a vítima deverá reclamar imediatamente, para evitar que os descontos continuem sendo realizados nos próximos meses e ter um enorme prejuízo financeiro.

 

➤ O primeiro passo é identificar o BANCO que realizou o desconto indevido através do aplicativo ou do site do “Meu INSS”, e tentar resolver diretamente com ele. Ligue na central de atendimento telefônico ou vá até uma agência bancária. Não se esqueça de guardar um número ou documento de PROTOCOLO do seu pedido para comprovar a solicitação do cancelamento dos descontos e a devolução do valor descontado.

 

➤ Caso o banco não resolva em alguns dias, procure o PROCON de sua cidade que também poderá te auxiliar nesta comunicação com o Banco.

 

➤ Outra opção é consultar um advogado especializado para procurar a Justiça que poderá determinar o CANCELAMENTO IMEDIATO DOS DESCONTOS e REAVER O VALOR EM DOBRO do que foi cobrado indevidamente.

 

Além disso, de acordo com o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, ao entrar com processo na Justiça você poderá solicitar INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS pelos transtornos sofridos por conta dos descontos indevidos realizados pelo banco, que deverá arcar com os prejuízos.

 

Portanto, se você tem um empréstimo consignado indevido, nossa orientação é procurar um advogado de sua confiança e não abrir mão dos seus direitos!

Veja todos os serviços:

Tributário

Trabalhista

Previdenciário